Ambiente

Planos de voo para coletar estrelas ou para desenhar são escritos e executados no ambiente acessível por qualquer navegador Web, computadores ou dispositivos móveis (tablets e celulares).

Importante: parte dos elementos da interface do ambiente RocketSocket são os mesmos nos modos coletar e desenhar, enquanto outros são específicos para o modo selecionado. Veja as indicações nas imagens a seguir.


Modo coletar estrelas

1. Programação e execução

Estas abas concentram as opções de controle e monitoramento do foguete. Os planos de voo são escritos na linguagem RocketSocket, armazenados, recuperados e executados pelas opções desta área da interface.

Editor do plano - esta aba exibe o editor para a digitação e revisão das instruções que formam o plano de voo.
Planos armazenados na nuvem - os arquivos armazenados na nuvem podem ser listados, recuperados e excluídos nesta aba. Não há limites para o número de planos armazenados por usuário. Esta aba permite a importação de arquivos do computador do usuário.
Salvar plano - o plano atual pode ser armazenado na nuvem ou exportado para armazenamento local, no computador do usuário. Esta aba permite escolher entre estas opções e nomear o plano atual.
Monitor do CPU - informações sobre o funcionamento do computador do foguete durante a execução do plano: instruções carregadas e executadas, histórico da execução e uso da memória. Esta aba é fundamental para a depuração dos planos de voo.
Executar plano - inicia a execução do plano a partir da instrução liga. Uma vez pressionado, é transformado no botão de pausa, que pode ser utilizado para interromper a execução do plano antes de seu término.
Resetar ambiente: esta opção recarrega o ambiente em caso de problemas e travamentos. Certifique-se de que o plano atual está salvo antes de utilizar este recurso.

2. Nome do plano de voo

Esta área indica o plano editado no momento. Enquanto não estiver salvo, o ambiente exibirá o nome meuplano.rsx. Assim que o arquivo for armazenado ou recuperado do servidor, esta informação será atualizada.

3. Editor do plano

A programação do foguete é realizada nesta área. O editor indica o número de linhas do programa e destaca as diferentes instruções da linguagem. A linha atual recebe destaque por uma barra cinza, como demonstrado na imagem.

Para obter ajuda contextual, clique com o botão direito do mouse sobre a instrução desejada. Uma etiqueta flutuante aparecerá proxima à instrução, com o link direto para a respectiva referência. Para esconder a etiqueta de ajuda, pressione a tecla ESC ou clique fora da etiqueta.

4. Console

Todas as mensagens geradas pelo computador do foguete durante o processamento e execução do plano de voo, incluindo erros e avisos, são exibidas nesta área. O console é uma ferramenta essencial dos ambientes de desenvolvimento e suas mensagens devem ser analisadas com atenção.

5. Pilha

A pilha é a "memória" do computador do foguete, do tipo LIFO — Last In First Out (último a entrar, primeiro a sair). Pilhas são estruturas de memória que armazenam dados "empilhados", de modo que o último registro inserido e o primeiro a ser removido estão sempre no topo.

As operações aritméticas realizadas na pilha utilizam esta estrutura, somando, subtraindo, multiplicando e dividindo pares de números na última e penúltima posição. O computador utiliza a pilha em instruções para teleportar o foguete e realizar cálculos sobre a coleta de estrelas.

No ambiente RocketSocket, a pilha tem capacidade de 8 bytes ou 64 bits, permitindo armazenar no máximo 8 números inteiros entre 0 e 255.

6. Monitor de coleta

O número de estrelas coletadas e o total a coletar são indicados neste mostrador. Toda vez que o plano de voo for executado, o contador registra as estrelas coletadas de acordo com os movimentos do foguete.

7. Indicador do tabuleiro

A posição do mouse sobre a casa atual do tabuleiro é exibida neste mostrador. Esta informação é útil na realização de operações aritméticas envolvendo a pilha e a posição do foguete.

8. Tabuleiro

A área padrão de voo do foguete é composta por 64 casas organizadas em 8 linhas e 8 colunas, de (0,0) até (7,7). Estrelas e asteroides são distribuídos pelas casas, orientando a elaboração do plano de voo. O deslocamento do foguete ocorre uma casa por vez, sempre na direção para a qual o foguete aponta no momento.

Há fases avançadas que exploram tabuleiros maiores, atingindo no máximo 32 linhas por 32 colunas. O editor de fases permite a criação de tabuleiros com qualquer valor entre 64 e 1024 casas.

9.Painel, ajuda e sair

A parte superior da interface oferece acesso fácil a esta documentação, ao painel dos planos de voo e à opção de sair do ambiente.

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Modo desenhar ("Papert")

As áreas programação e execução, nome do plano, editor do plano, console, painel ajuda e sair são as mesmas do modo coletar estrelas (ver indicações 1, 2, 3, 4 e 9 na imagem anterior). As diferenças no ambiente no modo desenhar dizem respeito às propriedades do desenho e da caneta em uso.

1. Quantidade de pontos

Este mostrador indica a quantidade de pontos na largura e altura da área de desenho, com valores entre 33 e 580. A área é quadrada, com dimensões iniciais de 100 por 100 pontos, e pode ser alterada pela instrução pontos.

2. Ângulo atual da caneta

No modo desenhar, a instrução gira pode assumir qualquer valor entre 0 e 359 graus, afetando diretamente a orientação da caneta. Este mostrador indica o último valor definido no plano.

3. Cores de fundo e da tinta

As instruções fundo e tinta definem respectivamente as misturas de cor (vermelho, verde, azul e alfa ou opacidade) do fundo da imagem e da caneta de desenho. Este mostrador indica as últimas misturas definidas no plano. É possível visualizar as misturas exatas passando o ponteiro do mouse sobre a cor desejada.

4. Indicador da posição na área de desenho

A posição do mouse sobre o desenho é exibida neste mostrador, considerando a quantidade de pontos atual (instrução pontos). Esta informação é útil para verificar se os movimentos da caneta ocorreram nas posições desejadas.

5. Pilha

A pilha funciona exatamente como no modo coletar, porém suportando valores maiores. O limite máximo a ser armazenado nas posições da pilha é o quadrado da quantidade de pontos definida pela instrução pontos. Ex: para 100 pontos, a pilha suporta valores até 1002 (10.000).

6. Área de desenho

Definida pela instrução pontos, consiste em área quadrada de 33 a 580 pontos de lado, cujo valor inicial são 100 pontos. Os desenhos resultantes do plano de voo são imagens PNG, que podem ser salvas pela opção "Salvar como...", exibida ao clicar com o botão direito do mouse a área.

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