Interatividade: Avisa

O computador que controla a caneta e o foguete emite alertas para o usuário por meio da instrução avisa a qualquer momento da execução do programa.

A mensagem de aviso interrompe a execução do programa até que o usuário clique no botão OK. O argumento da instrução é um texto delimitado por aspas, como no exemplo "Clique OK para continuar o desenho".

Variáveis que armazenam textos, como aquelas utilizadas na instrução pergunta, ou criadas pela instrução define, podem ser utilizadas como argumentos para a exibição do aviso.

Instrução
avisa: "Texto"
avisa: $x
Descrição
Exibe um aviso com mensagem de texto e interrompe a execução do programa até que o usuário clique no botão OK.
Argumentos
Texto do aviso ou variável.
# avisa
liga
# configurações 
levanta
fundo: 0 0 128 100
tinta: 255 255 0 100
espessura: 100
# interrompe e aguarda clique do usuário
avisa: "Clique em OK para desenhar o ponto!"
# desloca para o centro da tela
insere: 5050
teleporta
abaixa
desliga
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