Interatividade: Pergunta

O computador que controla a caneta e o foguete pode fazer uma pergunta ao usuário e utilizar as respostas no decorrer do programa.

O texto da pergunta deve ser um texto, delimitado por aspas, como nos exemplos "Qual é o seu nome?" e "Qual é a posição x inicial da caneta?".

O valor da resposta do usuário deve ser numérico ou texto e será armazenado variáveis declaradas pela instrução define.

Se o valor da resposta for um número, como 255, a instrução insere poderá ser utilizada para inseri-lo na pilha e realizar operações aritméticas.

Se o valor da resposta for um texto, ele poderá ser utilizado por escreve para ser desenhado na tela.

Instrução
pergunta: "Texto" $x
Descrição
Apresenta uma pergunta ao usuário e armazena a resposta em uma variável declarada previmenta pela instrução define.
Argumentos
1. Texto da pergunta.
2. Variável de destino para a resposta.
# pergunta
liga
# cria a variável
define $resposta: ""
fonte: 30 "Arial"
# a variável $resposta receberá o valor
# digitado pelo usuário
pergunta: "Qual é o seu nome?" $resposta
# escreve na tela
escreve: 30 50 $resposta
desliga
Veja também
Voltar